quarta-feira, 13 de abril de 2011

ADEUS SORRISO METALICO

Técnica recente no Brasil permite a correção dos dentes com o uso de aparelho ortodôntico “escondido” atrás dos dentes, sem prejudicar a estética. Tema é um dos destaques de congresso que acontece em outubro
O sorriso “metálico” adornado com um aparelho ortodôntico é percebido como um grande incômodo para muitas pessoas, e algumas delas até evitam o tratamento por causa desta parafernália de fios e peças de metal que torna o sorriso menos atraente. Para quem foge do ortodontista, mas quer as melhorias que o tratamento proporciona para a estética e para as funções de mastigação, respiração e fala, foi criada a técnica da Ortodontia Lingual.
A técnica permite a fixação do aparelho “escondido” atrás dos dentes, junto à língua. Assim, a estética não fica comprometida e a correção dos dentes, tanto da arcada superior como da inferior, ocorre como no método tradicional.
O conceito de Ortodontia Lingual surgiu na década de 70 nos EUA. A técnica foi criada para atender artistas de Hollywood que hesitavam em usar um aparelho ortodôntico convencional. No Brasil, este tipo de tratamento ainda é pouco difundido. Um dos nomes mais importantes da Ortodontia Lingual é Peter Taylor, inglês naturalizado brasileiro que há 35 anos escolheu o País para viver.
Segundo o especialista, o método lingual pode ser usado em qualquer caso. As duas únicas diferenças em relação ao aparelho colocado na parte frontal dos dentes é que, devido à dificuldade de visualização, demora um pouco mais para ser colocado; já do paciente é exigido mais cuidado na higienização. A Ortodontia Lingual e o método de colocação tradicional também guardam algumas diferenças técnicas. Assim, Taylor alerta que o profissional deve fazer um bom curso na área para estar hábil a aplicar este procedimento em seus pacientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário